terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Recolha de Resíduos Sólidos - Caracterização de Lixeiras e Localização de Ecopontos

Na situação actual que vivemos, a Natureza e os ecossistemas estão cada vez mais em risco devido à actuação do Homem. Estão milhares de ecossistemas a desaparecer por todo o mundo, o que leva obrigatoriamente à extinção de espécies tanto da fauna como da flora, conduzindo à perda de biodiversidade por todo o planeta. Esta perda de ecossistemas pode também trazer consequências para a espécie Humana, pois no planeta Terra tudo é interdependente. Por isto mesmo, é cada vez mais importante intervir nesta área, com a finalidade de garantir um planeta mais saudável, com uma grande biodiversidade. Para haver uma intervenção eficaz, é necessário cada pessoa agir a este nível.
É neste contexto que o nosso tema se insere, nós iremos procurar melhorar a qualidade do ambiente no nosso concelho a médio prazo, para que assim se obtenha uma maior qualidade de vida onde vivemos, sendo que estamos baseados na ideia/desafio que o professor Paulo Mourão propôs: “pensar globalmente, agir localmente”. Assim, achamos que devíamos actuar em dois planos fundamentais: a reciclagem no concelho, e a análise e extermínio das lixeiras clandestinas a céu aberto, pois é de verificar a falta de distribuição, bem como de qualidade de ecopontos por todo o concelho, e a o desprezo de algumas zonas rurais que constituem habitats naturais, deixando todo o tipo de resíduos nesses locais.
Os nossos principais objectivos passam assim por uma tentativa de incentivo à reciclagem e ao não-abandono de resíduos sólidos em ambientes rurais, visto que constituem uma ameaça à Natureza.

Sem comentários:

Enviar um comentário