terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Aptidão Física nos Jovens

O nosso grupo é constituído pelos seguintes elementos: Carlota Mendes; Fábio Bento; João Luís; Ricardo Soares.

No fim de muita reflexão concluímos que o trabalho que gostaríamos de fazer era sobre a Aptidão Física. Temos a ideia de que se tem vindo a verificar um decréscimo progressivo na prática de actividade física, nomeadamente nos jovens em idade escolar.

O nosso objectivo é tentar compreender as razões desta progressiva diminuição a fim de encontrar soluções para uma maior promoção das diferentes actividades físicas. È através da aplicação dos dados do Fitnessgram, da elaboração de gráficos a partir destes, de inquéritos e de palestras que vamos tentar consciencializar e alertar os jovens, nomeadamente os do 12º ano, para uma maior prática regular de actividade física.

Os alunos do 12º ano, no final do ano lectivo escolar, vão ingressar na vida universitária e muitos deles vão deixar de praticar regularmente actividade física, quer individual, quer colectiva, atingindo-se níveis de sedentarismo muito elevados que serão prejudiciais a eles mesmos.

Obviamente, não vamos baixar drasticamente estes níveis de sedentarismo, mas vamos sobretudo, através dos inquéritos e palestras (com a exposição dos dados do Fitnessgram), alertar os alunos sobre os riscos de uma prática não regular de actividade física e mentalizá-los que a vida sem desporto não é saudável.

Relativamente ao nosso trabalho já desenvolvido, começámos por promover a actividade “Escola em Movimento” só para alunos da ESML, tendo esta uma boa adesão mas não conseguimos atingir o nosso objectivo, isto é, não participaram o número de alunos do 12ºano que estabelecemos como limite (30 alunos).

O nosso próximo objectivo é ajudar a CMTN a promover um percurso pedestre ou um passeio de BTT, levando mais jovens que o habitual.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário